Morreu este domingo, vítima de doença, o músico moçambicano, Gabar Mabote. O Músico e compositor, Gabar Mabote, morreu no Hospital Geral José Macamo, na cidade de Maputo, onde esteve internado desde quinta-feira, não tendo resistido à doença que o afligia já há algum tempo.
Gabar Mabote, uma voz autoritária quando se fala de música popular moçambicana, depois de tantas lutas travadas, sonhos e desistências, regressou à ribalta em 2018, com o disco Unganipoyile, composto por 14 músicas, das quais dez antigas (umas gravadas, outras longe disso) e quatro inéditas.
Gabar Mabote era compositor e intérprete de outros temas como “Helenane”, “Dana Ndzole”, “Djokotane”, “Sala Mamane”, “Ndjungua”, entre outros.
O músico começou a gravar há mais de 30 anos, sendo que as primeiras músicas nos estúdios da Rádio Moçambique em 1986, mas só em 2018 conseguiu lançar o seu único disco.
Gabar Mabote perde a vida aos 63 anos de idade e deixa cinco filhos. Os restos mortais do artista vão a enterrar amanhã, às 14 horas, no Cemitério de Lhanguene, na cidade de Maputo em Maputo.