Até hoje, 21 de Março, Moçambique ainda não registou oficialmente casos de COVID19, e o Estado intensificou medidas para evitar a entrada do vírus no país, mas o sector da saúde já está preparado para tratar a pandemia em caso da sua eclosão. No entanto, há um medico moçambicano que está contaminado pela doença na Espanha onde vive e trabalha.
A informação foi confirmada pelo Ministro da Saúde, Armindo Tiago, numa conferência de imprensa realizada na cidade de Pemba, capital de Cabo Delgado, onde está de visita desde última quinta feira.
Em termos de medicamentos o país está preparado para tratar os primeiros três mil casos, igualmente tem um número a considerar de ventiladores, necessários para recuperar doentes em estágio crítico.
“Existe capacidade para tratar até três mil doentes com síndromes gripais, e o medicamento está disponível no país em quantidades suficientes, temos 24 ventiladores em vários hospitais públicos, recebemos mais dez que serão alocados nas unidades sanitárias”, confirmou Armindo Tiago que igualmente revelou a disponibilidade de outros equipamentos em hospitais privados com que foi estabelecida uma parceria para fazer face a uma eventual eclosão do COVID19
Na conferência de imprensa, o Ministro garantiu prontidão do sector da saúde para enfrentar a pandemia.
“O diagnostico do coronavírus está disponível em todas unidades sanitárias do país, e para efeitos de isolamento as condições estão criadas em todas capitais provinciais e para alguns distritos”, garantiu Armindo Tiago, que reiterou o reforço de medidas de prevenção e apelou a população a evitar a partilha de informações falsas sobre o COVID 19.
Fonte: O pais