O sector da saúde disponibilizou quatro números para esclarecimento de dúvidas sobre doenças, incluindo o COVID-19. Entretanto, esses números não funcionam 24 horas por dia. Aliás, um deles nem chama.
Em meio a dúvidas que pairam sobre o COVID-19, o sector da saúde disponibiliza contactos de consulta grátis sobre esta pandemia, assim como sobre outras doenças.
São eles o 84 146, 82 149 ou 1490 para chamadas ou ainda *660# para consulta de informação escrita.
Num simples teste, “O País” ligou para o 82 149. Simplesmente não chamou.
“O País” fez uma segunda tentativa, afinal, dificuldades desta natureza são comuns na nossa realidade mesmo quando o número está disponível. Mais do mesmo!
“O País” foi tentando, mas definitivamente o número não chamava.
“O País” tentou o 84 146 que chamou e fomos atendidos. O mesmo aconteceu com 1490.
Da conversa foi possível obter informação de utilidade pública. Os contactos não funcionam 24 horas por dia.
Estes números são apenas para esclarecimento de dúvidas e curiosidades sobre doenças. Em caso de alguns sintomas como gripe, dor de garganta, febres, que são alguns sinais de COVID-19, a pessoa deve se dirigir a qualquer unidade hospitalar.
Existe um número de emergência que é apenas para pessoas que tenham passado por um país com casos confirmados de COVID-19.
O mesmo número de emergência poderá ser usado se tivermos já casos confirmados no país e por pessoas com sintomas que tenham tido contacto com doentes de COVID-19.
Fonte: O pais